quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Esterco de galinha e seus benefícios

O esterco de galinha é rico em nitrogênio, elemento muito importante para o desenvolvimento e produção das plantas, geralmente o esterco de aves vem misturado com maravalha, produto que é utilizado para fazer uma "cama" para as aves. Praticamente toda a maravalha se decompõe com o processo de fermentação gerado pelo alto teor de nitrogênio, um dos cuidados que o produtor deve ter é com a origem da maravalha, pois algumas industrias de móveis disponibilizam aos avicultores maravalha que sofreu tratamento com conservante Pentaclorofenol que é extremamente cancerígeno e que não desaparece no processo de fermentação. 

Em uma criação de frangos que são retirados do aviário após 40 dias, é gerado cerca de 2 kg de esterco por ave, então se pegarmos como exemplo um aviário com 20 mil frangos, teremos uma produção aproximada de 40 toneladas de esterco. Esse esterco através do processo de compostagem se torna uma ótima opção de adubação para várias culturas e além de fornecer macro e micro elementos para as plantas, também auxilia no aumento da matéria orgânica no solo. 

A compostagem é processo fundamental para o aproveitamento da cama de aviário, que além do esterco conta com outros componentes como: maravalha, penas, restos de ração, etc, caso a cama de aviário não passe por compostagem, pode ocorrer danos as plantas e ao ambiente, podendo ocorrer o aumento de temperatura do solo, queima de raízes, proliferação de agentes biológico nocivos as culturas, proliferação de moscas, contaminação química da água, entre outros males ao meio ambiente.

Como benefícios principais do uso do esterco ou cama de aviário, destaque para o potencial em fornecer elementos químicos como Nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio entre outros, também a matéria orgânica fornecida ao solo favorece a melhor estruturação do solo, fazendo com que ele retenha mais água, as plantas sofrerão menos com curtos períodos de falta de água, além de favorecer a proliferação de micro-organismos benéficos e minhocas. 

Importante para definição de quantidade de esterco curtido a ser utilizado em determinada cultura é saber quais as reais necessidades das plantas, isso consegue-se com análise foliar em algumas espécies e análise de solo, pode ser agregado também a análise visual e histórico das lavouras. Importante saber que os estercos demoram um pouco mais para fazer efeito se comparados com os adubos químicos tradicionais aplicados via solo, porém a médio e logo prazo os estercos oferecem vantagem. Após saber quais as deficiências nutricionais das plantas é importante também fazer uma análise do esterco (cama) que vai ser utilizado, para saber qual a sua real composição, pois pode ocorrer variações significativas entre diferentes camas de aviário, isso se deve ao numero de lote que foi criado sobre determinada cama e tipo de alimentação.

Veja também:
Presença de moscas no composto
Controle da temperatura no composto

Publieditorial: E-books ensina de maneira prática como reduzir consumo de água Veja e-books